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Sexta-feira, 22 de Abril de 2005

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fat eating.JPG Neste Jogo de Alimentação, muito se diz e muitas dicas se dão. Uma vez devemos comer isto, outras não. Para quem tem a tendência ganhar peso, e consequentemente perder saúde, sabe o que é lidar com o assunto. Ao fim ao cabo, regras de ouro não há, mas há que tentar aprender as melhores táticas para chegar ao fim e vencer o jogo. Aprendendo as técnicas, é saber as transportar para o dia a dia, para que se mais jogos aparecerem pelo caminho, termos a confiança e sabedoria para o ganhar, não é?


Então alguns exemplos:


Chá Verde Esta planta possui um bom efeito termogénico, essencial para ajudar a queimar gordura. Rica em cafeína e polifenóis, é aconselhado 2 ou 3 gramas antes de cada refeição (almoço e jantar).


Fibras Deve-se procurar ingerir todos os hidratos, sob a forma de cereais integrais (massas, arroz, flocos, pão) e frutas de baixo índice glicémico (maçãs, kiwis, damascos, pêras, cerejas). Inclua 3 ou 4 porções, por dia, de hortaliças e legumes verdes. As fibras existentes nos alimentos com baixo valor calórico servem para estabilizar os níveis de açúcar no sangue, baixam o colesterol e promovem a desintoxicação intestinal. 


Os alimentos integrais engordam tanto como os alimentos não integrais
FALSO -  Os alimentos integrais - cereias, pão, flocos, etc. -por serem ricos em fibras, fazem com que os seus açúcares (amidos) sejam absorvidos mais lentamente do que os cereais refinados. Quanto mais lenta for a absorção dos açucares, menor é o estímulo insulínico e menor a possibilidade de se transformarem em gordura. Por outro lado o efeito saciante é maior e devido ao teor elevado de fibras, promovem mais eficazmente a desintoxicação intestinal. São ainda mais ricos em vitamina e possuem mais proteína e ácidos gordos essenciais do que os refinados.

Os produtos light e diet não engordam
FALSO - Estes produtos contêm, grealmente, pouca ou nenhuma gordura e baixo teor de açúcar, portanto têm menos calorias, fazendo sentido integrá-los num plano de dieta equilibrado. No entanto deve-se ter em conta que ter menos calorias não é igual a ter poucas.

As saladas e sopas devem ser comidas no ínicio da refeição
VERDADEIRO - Os legumes verdes e hortaliças que compõem saladas e sopas são ricos em fibra e água. Se os comermos no  ínicio da refeição, irão promover uma sensação de saciedade precoce, uma vez que as fibras absorvem muita água no estômago. A própria água contribui também para a sensação de saciedade.

Menos refeições por dia aumentam as hipóteses de emagrecer
FALSO - É precisamente o contrário. Ao comermos pequenas e frequentes refeições ao longo do dia (por exemplo, 6 ou 7 refeições por dia), estamos a obrigar o organismo a dispender mais energia, uma vez que o processo de digestão, absorção e metabolização dos nutrientes requer energia. E, consequentemente, está a perder-se gordura.

Um programa de emagrecimento para obesos deverá contemplar um treino cardio vascular 2 vezes por semana.
FALSO - O treino cardio vascular aconselhado para obesos eve ser feito pelo meno, 3 vezes por semana, preferencialmente em dias alternados para possibilitar uma recuperação adequada. É que, de acordo com estudos, os programas de actividade física desenvolvidos, 3 vezes por semana, com uma duração mínima de 20 minutos, são apontados como limiar mínimo para que ocorra uma redução de peso e massa gorda.

Acreditar em si

O primeiro passo para alcançar algo que deseja é acreditar que vai conseguir. Não crie obstáculos dentro de si, deixe o caminho livre para pensar positivo.
"Não sou capaz de fazer dieta" 
Evite dizer"não sou capaz". Partir do príncipio que não consegue é sentir-se derrotado, é recusar confiar em si. Não cruze os braços e substitua o "não" pelo "Eu".


Expectativas 
Lembre-se que não existe um peso ideal. Procure e estabeleça objectivos realistas para o seu emagrecimento. O peso ideal é aquele que nos faz sentir bem e em harmonia, e não, necessariamente, aqueles quilos que imaginou perder.


Não tenha pressa
Tudo o que se constrói leva tempo e paciência. Passo a passo e com perseverança, ergue-se algo mais sólido e contínuo. Rapidez não significa duração.


Um pequeno deslize
Um pequeno deslize não significa que deitou tudo a perder. Pode tropeçar e retomar o caminho.


Auto-conhecimento
Aprendendo a aceitar-se, aprende a confiar em si. Momento a momento, o seu comportamento vai sendo o espelho da sua força mental.


Procure Apoio
A sua atitude pode fazer toda a diferença. Procure ajuda se sente que lhe é necessária.

Mais tarde irei colocar aqui mais algumas coisas. Ácidos gordos essencias, Cálcio etc. Bjs


 


publicado por newme às 04:56

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4 comentários:
De Anónimo a 24 de Abril de 2005 às 19:16
ola =) dsclp la aki a publicidade...espero k n t importes..kero so dizer k abri um blog sobre o massacre ds animais k é http://diznao.blogs.sapo.pt e kero k as pexoas vejam cmo os animais sofrem ns maos d nos humanos ATENXAO S ES SENSIVEL E S T SENTIRES MAL CM AS IMAGENS K VOU POR E TEXTOS FEXA O SITE bjks***karina
(http://givemawhisper.blogs.sapo.pt)
(mailto:diznao@hotmail.com)


De Anónimo a 24 de Abril de 2005 às 19:14
Amiguinha, você está sensacional, cheia de energia e de vontade, dá gosto de acompanhar!
Assim, logo estará magrinha e ainda mais bonitona!
Eu não tive um bom resultado, fiquei arrasada, mas eu vou em frente, já sabe como sou, escorrego - caio mas levanto correndo. Lá no blog conto tudo, num super post hehe
Beijos mil, tenha uma linda semana!Beth
(http://aconquista.zip.net)
(mailto:beth.ebprs@gmail.com)


De Anónimo a 23 de Abril de 2005 às 20:17
Oieeee, é a primeira vez q visito seu blog e adorei, mto informativo!!!!
Eu já te linkei blz?
Estarei sempre aqui!!!
Bjossssss e até segunda!!!Evinha
(http://www.jeangrey.zip.net)
(mailto:evinhamartin@uol.com.br)


De Anónimo a 23 de Abril de 2005 às 12:43
Olá!! N tenho comentado mas estou a par de td o q escreves!!! Olha, ontei estive em formação e qd regressei estavas "ausente" no msn. Desculpa e beijocas!!Arquette
(http://vidacomoarquette.blogs.sapo.pt/)
(mailto:arquette@sapo.pt)


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