.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. Gripe

. Pacto de 1 ano

. ...

. Batalha, cá vou eu!

. ...

. Bom comportamento... e te...

. ...

. de volta?!??!!!????.....

. ...

. A Luta continua...

. "Mind over body"

. Buscar as forças na trist...

. Olhar e seguir em frente

. ...

. Batalha em vez de Borrada...

. A fugir á campanha...

. AMIGAS LINDAS.... Que sau...

.arquivos

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2005

Reeducação alimentar

frutas.jpg ginasta23.gif Acho que quando falamos que estamos a seguir uma reeducação alimentar, as coisas por vezes podem ser mal intrepertadas.

Uma reeducação alimentar é isso mesmo. Reeducar, reaprender a comer.
Acho pessoalmente que não se trata de uma questão em que mais tarde poderá vir a fazer mal à saúde, mas a meu ver, é precisamente o contrário.
Trará benefícios á saúde. Cada vez mais temos uma alimentação deficiente. Cada vez mais está-se a comer mal em Portugal e no resto do mundo.

Ingerimos cada vez mais alimentos repletos de gordura, natas, guizados etc.
Comidas como por exemplo bacalhau de natas tornaram-se banais e do dia a dia.
Por exemplo, Bacalhau não deixa de ser um alimento excelente, mas é a forma como o cozinhamos que está em questão e o que acompanhamos com ele.
Uma reeducação é isso mesmo.
Alterar, modificar a forma como cozinhamos os alimentos.
Substituir o bacalhau de natas que contem imensa gordura (são as natas, as batatas fritas que o integram, cebola refogada etc) por um bacalhau cozido, acompanhado por legumes cozidos e talvez uma batata cozida é uma forma de nos reeducarmos e modificarmos o que está mal na nossa alimentação.
Come-se cada vez mais fritos. São as cadeias de fast food, hamburguers, pizzas, etc
São os refrigerantes, replentos de açucar e conservantes... Não digo para deixarmos de viver uma vida normal e comermos esses alimentos de vez em quando.
Há é que os fazer uma excessão e não serem os alimetos mais saudáveis a excessão. Inverter os papéis.

Todos sabemos que as fibras, que estão nos cereias integrais, farinhas, massas e arroz integral, nas frutas, nos legumes são essenciais para o nosso organismo.
O abuso (por vezes durante longos anos) de alimentos ricos em gordura, está cada vez mais associados além da obesidade a várias doenças, como sejam problemas digestivos, cólon, doenças cardiacas directamente associadas ao consumo de alimentos ricos em gordura.
Integrar mais alimentos integrais, cereias integrais, leite, frutas legumes, peixe e carnes magras no nosso quotidiano, não só benificia quem quer resolver problemas de peso. Ajuda também todas as outras pessoas, visto estar a contribuir para uma saúde e bem estar geral, ajudando também a pelo menos tentar evitar problemas de saúde que poderão vir a surgir mais tarde.

O colesterol, a diabetes, os problemas cardíacos etc, não são só problems dos gordos! Eles existem, e há muita gente magra (com peso de acordo com a tabela, peso ideal) com graves problemas de saúde, e sem cuidados alguns com a alimentação. Eu pessoalmente conheço alguns casos, e acreditem que se só olhasse para essas pessooas, nunca diria que sofriam de doenças dos "gordos", afinal são magras...

Afinal é por isso que muitos países por este mundo a fora estão a começar a lutar, quando se aperceberam que a população em geral está a ficar cada vez mais obesa. A obesidade em portugal, ou pelo menos as pessoas com excesso de peso, já ultrapassam os 45%. Paíse como os Estados Unidos, tem na sua população cerca de 65% das pessoas com problemas de peso.
E cada vez mais os Governantes estão consientes de que isto e um problema grave, que está a gerar um maior número de pessoas com doenças relacionados com o peso excessivo, com custos altíssimos para os sistemas nacionais de saúde.
Todos temos uma palavra a dizer.
E se estamos nessa percentagem, há que tomar decisões e tomar controle da situação. fazer ou não parte dessas percentagens, só depende de cada um de nós.
E se o problema não for de ordem genética, mais simplesmente de mau comportamento alimentar, então, É possível mudar.

É nesse grupo de pessoas que eu quero estar, que eu quero pertencer. Tomar decisões que me tragam benefícios à saúde. A parte estética também tem um peso grande. Não deixa de pertencer ao bem estar emocional, sentirmo-nos bem com o que vemos.
E juntando a tudo isto, o exercísio físico! É um aspecto muito importante.
Mas não só para os "gordos". Também para aqueles que estão magros. Porque estar magro, não significa necessariamente que se está em Forma!
Então, é pôr mãos à obra!

publicado por newme às 06:54

link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De Anónimo a 12 de Fevereiro de 2005 às 00:19
Absolutamente de acordo..qdo fiz a prova de esforço pela 1ª vez no ginasio foi a desgraça..sentada na bicicleta com uma cinta no peito para medir ritmo cardiaco etc tinha que pedalar até um determin valor e depois manter durante alguns minutos..deitei os bofes pela boca..mesmo a capacidade respiratoria..tava tudo pessimo..foi feita uma outra prova e igualmente pessimos resultados..sem contar que qdo estamos mais pesadas nem devemos correr na passadeira pq até prejudica(pelo impacto nos membros inferiores do peso por ex)...em relação á alimentação estou plenamente de acordo..certos alimentos eram apenas consumidos em dias de festa...bolos..natas..frutos secos..(ex bolo rei) etc..agora viraram rotina..facílimo ir á pastelaria da esquina e embutir um ou dois bolitos..temos de acabar a pouco e pouco com essas rotinas que tomamos por garantidas e tanto nos prejudicam sem se dar por isso no dia a diaCat
</a>
(mailto:catemdieta@hotmail.com)


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2005 às 21:12
Olá! Realmente irrita-me essa idéia q querer fazer reeducação alimentar limita-se a querer emagrecer. Claro q o aspecto físico é mto importante, poder comprar roupa em qq sítio tb, mas o q me assusta mm são as doenças. A minha médica disse-me q eu tinha de perder peso pq estava a forçar demasiado o coração, ele está mto musculado, o q n pode acontecer na minha idade... pq dp cansa-se!!! Olha, qd ela disse isto fiquei mm chocada! Por isso continuo tendo os meus devaneios a devorar chocolate, ou queijo e dp tenho os momentos de lucidez em q penso " atenção, é a tua saúde o mais importante". Ainda n fiz a prova de esforço q queria fazer...até tenho medo! Enfim, isto td para dizer q concordo ctg, em 1º lugar está a saúde e nem tds os magros são saudáveis... Beijocas e juízo (eu n tenho tido)!Arquette
(http://vidacomoarquette.blogs.sapo.pt/)
(mailto:arquette@sapo.pt)


De Anónimo a 11 de Fevereiro de 2005 às 15:20
Fogo... este Atento. está em todos os comentários de todos os blogs, que praga!!!
Gostei muito do teu blog!Malu
(http://www.tintaspermanentes.blogs.sapo.pt)
(mailto:moquinhas@sapo.pt)


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29



.A Dieta

OBJECTIVOS E DIÁRIO

FoodDiary011905.gif

bola.bmpExercísio 4 x semana. Inclui Step, Bicicleta, Musculação, 8 máquinas exercísios de aquecimento e alongamentos.

bola.bmpComer Saudável

bola.bmpPequeno Almoço-Cereais + leite ou iogurte + fruta ou sumos de fruta + café

bola.bmpAlmoço -À base de carne ou peixe ou frango ou bife de peru grelhados ou cozidos acompanhados de salada ou legumes cozidos, arroz ou massas preferencialmente.

bola.bmpLanches - A meio da manhã e tarde à base de iogurte ou uma peça de fruta.

bola.bmpJantar - À base de sopa de legumes ou peixe cozido ou grelhado com legumes cozidos.

bola.bmpBebidas - Agua 2 litros, chá verde e café de manhã e depois do almoço

fita.bmp

A EVITAR

proibido.bmp

bola.bmpManteiga
bola.bmpFritos
bola.bmpBolachas
bola.bmpPizza
bola.bmpHamburguers
bola.bmpCoca-cola
bola.bmpSumos
bola.bmpEnchidos
bola.bmpFiambres
bola.bmpQueijos gordos
bola.bmpGuizados

fita.bmp